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28set

Saiba como manter uma alimentação saudável na terceira idade

A atenção à saúde na terceira idade passa, necessariamente, pelos cuidados com a alimentação. Afinal, comer de maneira equilibrada, priorizando os nutrientes de alimentos frescos e naturais, auxilia na manutenção da qualidade de vida, na prevenção de doenças e no fortalecimento do sistema imunológico. Quanto mais variada e colorida for a alimentação do idoso, mais equilibrada e saborosa ela será.

Fazer pelo menos três refeições ao dia, sempre em horários semelhantes, também é importante para estabelecer uma rotina. Desfrutar da refeição em ambiente calmo e se possível na companhia de familiares, amigos ou vizinhos, ainda colabora com a regularidade e a atenção necessárias a este momento, além de proporcionar mais prazer e favorecer o apetite.

Veja outras dicas:

- Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

- Inclua frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia.

- Inclua proteínas como carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados (também ricos em cálcio) em pelo menos uma refeição durante o dia. 

- Use pouca quantidade de óleos e gorduras no preparo dos alimentos, e evite o açúcar e o sal em excesso, substituindo-os por temperos naturais.

- Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação para tornar esses alimentos mais saudáveis. 

- Para evitar casos de desidratação, beba água mesmo sem sentir sede, de preferência nos intervalos das refeições. 

- Evite bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos e chás industrializados) e alimentos ultraprocessados (bolos, biscoitos recheados, doces e outras guloseimas) como regra da alimentação, consumindo-os apenas ocasionalmente. 

- Atente às informações nutricionais nos rótulos dos produtos para favorecer a escolha de alimentos mais saudáveis.

 

Fonte:
Ministério da Saúde 

Redação:
Prática
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