Notícias

02out

OUTUBRO ROSA: Atenção à saúde das mamas em todas as idades

Outubro é o mês da visibilidade ao câncer de mama, doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

Contudo, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais na maior parte dos casos, o que aumenta consideravelmente suas chances de tratamento e cura.

É muito importante que as mulheres sempre observem suas mamas a fim de identificar estas pequenas alterações que podem surgir, uma vez que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Nesse sentido, o autoexame durante momentos como o banho ou a troca de roupa é fundamental.

Além de estarem atentas ao próprio corpo, as mulheres a partir dos 40 anos de idade devem fazer a mamografia de rastreamento a cada ano, conforme orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia.


SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE MAMA:

- Alguns sintomas que podem indicar a doença são a saída espontânea de líquido pelos mamilos; alterações no formato do bico do peito; pele avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; caroço (nódulo) fixo, endurecido e sem dor; ou mesmo pequenos nódulos na região das axilas ou no pescoço.

- Dentre os fatores de risco, a obesidade e o sobrepeso, junto ao sedentarismo e consumo de bebidas alcóolicas, são os fatores comportamentais mais proeminentes.

- Já quanto ao histórico hormonal e reprodutivo da mulher, não ter tido filhos, não ter amamentado, ou ter feito reposição hormonal após a menopausa, são pontos de atenção importantes.

- Além disso, fatores genéticos como histórico familiar da doença ou alterações genéticas devem ser informados ao médico, por elevarem o risco de desenvolvimento do câncer de mama.

 

Fontes:
INCA - Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Mastologia

Redação:
Prática
 
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar