Notícias

01nov

Novembro Azul: atenção à saúde do homem

A saúde do homem precisa de cuidados tanto quanto a das mulheres. Entretanto, é sabido que eles vão menos ao consultório e tem menos hábitos preventivos para diversas doenças. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que mais da metade dos pacientes entrevistados adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

Para combater essa conhecida falta de atenção à saúde masculina, a campanha Novembro Azul dá visibilidade ao câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais frequente nos homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e com índice de mortalidade de 20%, segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA. Apesar disso, quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem 90% de chances de cura. Daí a importância do exame preventivo de toque, visto que a doença não apresenta sintomas em sua fase inicial.

O INCA destaca ainda que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de diversos cânceres e também de outras doenças crônicas que não são transmissíveis. Outros hábitos saudáveis como fazer ao menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado, diminuir o consumo de álcool e não fumar são indicados.

 

SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA:

- Quando já em fase avançada, os principais sintomas da doença são a dor óssea, as dores ao urinar, a vontade de urinar com frequência, e a presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

- Dentre os fatores de risco estão o histórico familiar da doença entre pai, irmãos e tio, e a obesidade. Homens negros também sofrem maior incidência deste tipo de câncer.

- A idade é outro fator de risco. A incidência aumenta a partir dos 50 anos.

 

Fontes:
INCA 
Portal da Urologia

Redação:
Prática
 

Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar