Notícias

29mai

Miopia em crianças pode aumentar com uso de celulares

A OMS prevê que, até 2020, 35% das pessoas terão miopia

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou em seu novo guia de saúde que crianças entre 2 e 5 anos de idade passem no máximo uma hora por dia diante das telas, incluindo celulares, tablets e TV. Isto porque estão aumentando os casos de miopia entre as crianças, tendo o fato relação direta com o uso excessivo de telas.

Conforme oftalmologistas, o desconforto causado por ficar várias horas olhando para as telas acontece porque os pixels piscam, e a cada micropiscada a pupila fecha, causando uma fadiga, um cansaço visual.

A médica Milena Chibana destaca que é preciso que crianças e adultos façam pausas a cada 40 minutos e olhem para o horizonte, treinando, assim, os olhos para olhar para longe.

Mas como estimular as crianças a deixarem o celular de lado? Veja algumas dicas:

• Estimule brincadeiras e atividades ao ar livre. Uma hora por dia é o mínimo recomendado para evitar a miopia.

• Limite o uso de aparelhos como smartphones, tablets e televisores. A Academia Americana de Pediatria chega a estipular o tempo de exposição ideal para o início da infância. Bebês não devem ter contato com eletrônicos. Para crianças de 2 a 5 anos, a Academia Americana de Pediatria recomenda no máximo uma hora por dia em frente à tela.

• Ensine as crianças a não usar os aparelhos eletrônicos antes de dormir. Eles devem ser desligados pelo menos uma hora antes de deitar na cama.

• Não instale equipamentos como televisão e computador no quarto da criança e não permita que ela durma com tablet ou smartphone por perto.

• Diminua a luminosidade do celular, tablet ou computador, principalmente à noite. E nunca os utilize em ambientes totalmente escuros.

• Cuide da higiene do sono. Os hormônios produzidos durante a noite são importantes inclusive para a visão.


Informações: Portal G1
Redação: Prática Comunicação

Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar