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09ago

Laranja: aliada da saúde

O consumo de laranja, seja in natura ou através de seu suco, ajuda na proteção dos ossos e na absorção de ferro graças à vitamina C presente na fruta. A vitamina tem função antioxidante, protegendo o tecido da ação dos radicais livres e atuando na síntese de colágeno - substância que constitui a maior parte da composição dos ossos.

Ela ainda é rica em minerais e flavonoides, compostos importantes contra reações inflamatórias do organismo, e em fibras, que melhoraram o funcionamento do intestino, regulam a glicemia, e causam saciedade.

A fruta é conhecida por suas propriedades funcionais desde o século 18 quando, durante as navegações, apareceu o escorbuto. O suco de cítricos era uma forma de curar a doença.

Para a melhor conservação das propriedades da fruta, a recomendação é que se dê preferência ao consumo do suco espremido na hora, pois sucos industrializados, mesmo 100% integrais, sofrem perda de vitaminas e fibras. Algumas marcas ainda usam conservantes para a bebida durar mais tempo.

O consumo da fruta fresca ainda é o mais recomendado. Especialistas afirmam que 1/4 de laranja já é suficiente para melhorar a absorção do ferro. Entretanto, é preciso ter cuidado com a quantidade ingerida diariamente. Isso por causa do seu alto teor calórico devido à presença de açúcar natural (frutose) e carboidrato que se transforma em açúcar no organismo. O excesso de vitamina C também é prejudicial e pode resultar em cálculo renal, embora seja raro, garantem especialistas.

 

FONTE:
Portal Estadão

REDAÇÃO:
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