Notícias

22ago

Hepatite C e diabetes tipo 2 estão relacionadas

A relação entre o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e casos de hepatite C é mais próxima do que se imagina. Segundo a Sociedade Brasileira de Hepatologia, pessoas com hepatite C têm uma probabilidade quatro vezes maior de desenvolver esse tipo de diabetes, podendo ter ainda a sua condição agravada pela resistência à insulina.

O vírus da hepatitice C seria capaz de interferir na efetivação dos níveis da substância que controla o açúcar no sangue, dificultando o metabolismo da glicose. Com isso, o corpo entende que precisa produzir mais insulina e, aos poucos, torna-se diabético.

A hepatite C é uma doença sistêmica e silenciosa, em que 70% das pessoas infectadas não sabem que a tem. Estima-se que o Brasil tenha dois milhões de pessoas com a doença. Em 90% dos casos, não há sintoma inicial de infecção, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, é importante que o diabético saiba se tem o vírus C para poder se prevenir de possíveis complicações renais e cardiovasculares causadas pela hepatite.

 

Redação:
Prática
Conteúdo | Comunicação | Relacionamento

Com informações de:
Portal Revista Veja
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar