Notícias

02abr

Estudo aponta prejuízos da dieta low carb durante a gravidez

Mulheres grávidas ou que estão planejando engravidar não deveriam seguir uma dieta low carb, com baixa ingestão de carboidrato. É o que aponta um novo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Isso porque, nesses casos, o risco é 30% maior de o feto apresentar defeitos no tubo neural, o que pode levar a incapacidades para o resto da vida e até mesmo à morte, segundo os pesquisadores. No trabalho, foram analisadas 11.285 gestações ocorridas entre 1998 e 2011.

No Brasil, assim como nos Estados Unidos, os produtos à base de grãos são enriquecidos com o ácido fólico, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também exige que as farinhas de trigo e milho sejam enriquecidas com essa substância.

O ácido fólico é um nutriente essencial para garantir o bom desenvolvimento do tubo neural, o que acontece logo no início da gestação. Por isso a importância de uma alimentação com massas, pães e outros carboidratos enriquecidos com o ácido fólico.

A pesquisa ainda necessita de investigações futuras para averiguar se essa relação é válida para outras populações fora dos Estados Unidos, e também para entender exatamente de que maneira o consumo de carboidratos se relaciona com prejuízos no tubo neural.
 

Redação:
Prática
Conteúdo | Comunicação | Relacionamento
Com informações de:
Portal Revista Saúde É Vital
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar