Notícias

30nov

Dia Mundial de Luta Contra a Aids completa 30 anos

Em 2018, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS completa 30 anos. Instituída pela Assembleia Geral da ONU e a Organização Mundial de Saúde como uma forma de combater o preconceito e a desinformação que havia em torno do tema, a data de 1º de dezembro ainda hoje é marcada em todo o mundo.

Hoje, é possível conviver com o vírus do HIV, mas a AIDS ainda é uma realidade. Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem registrado uma média de 40 mil novos casos de AIDS ao ano. Porém, o número vem diminuindo desde 2013. 

Estima-se que, atualmente, 75% das pessoas que vivem com o vírus no mundo conheçam o seu estado sorológico. A meta da ONU, até 2020, é elevar esse índice para 90%, e que pelo menos 90% dessas pessoas (que têm conhecimento do seu estado) recebam tratamento adequado. 

Dentre os que já estão sendo tratados, a ONU deseja tornar indetectáveis 90%. Indetectável é o estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já estão indetectáveis, segundo o Ministério da Saúde.

Saiba mais em: http://www.aids.gov.br
 

Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar