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15jan

Conheça os alimentos que ajudam a controlar o apetite

A escolha de determinadas classes de alimentos pode ter impactos expressivos na redução do apetite, segundo nutricionistas. Frutas, verduras, legumes e leguminosas, e os grãos encontrados na aveia, linhaça, chia e gergelim, por exemplo, são ricos em fibras solúveis e ajudam a modular a fome. Isso porque, quando em contato com água, as fibras solúveis aumentam o volume gástrico e oferecem maior sensação de saciedade.

Já as proteínas e as gorduras insaturadas também promovem sensação de saciedade por mais tempo após as refeições, mas por outros motivos. Elas retardam o esvaziamento gástrico, ou seja, a saída do alimento para o intestino. Entre os alimentos proteicos estão as leguminosas, como o feijão, a lentilha, a ervilha, o grão de bico e a soja, além de carnes, ovos e laticínios. Já dentre os alimentos ricos em gordura insaturada estão o abacate, as castanhas e outras sementes oleaginosas, o azeite de oliva e outros óleos vegetais.

É válido lembrar, ainda, que questões comportamentais como comer com regularidade, mastigar bem e comer com atenção também auxiliam na percepção de saciedade.
 

Redação:
Prática
Conteúdo | Comunicação | Relacionamento

Com informações de:
BBC Brasil
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