Notícias

01jun

Como se prevenir do sarampo

Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) o certificado de eliminação do Sarampo, mas novos casos registrados da doença em 2018 mostram que o vírus voltou a circular no país recentemente.

O sarampo é uma doença infecciosa grave e altamente contagiosa, que tem entre seus sintomas a febre alta acima de 38,5°C, a presença de manchas vermelhas pelo corpo, a vermelhidão dos olhos, pontos brancos na mucosa bucal, tosse e coriza. Seu vírus é facilmente transmitido por meio de tosse ou espirros, e por isso é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para cobrir a boca do infectado.

A única maneira de se prevenir contra a doença é através da vacinação. No Brasil, a primeira dose da vacina tríplice viral é aplicada gratuitamente nas crianças aos 12 meses de idade, e uma segunda dose tetra viral aos 15 meses. O Ministério da Saúde recomenda que adultos até 29 anos tomem a segunda dose, caso não tenham terminado o esquema vacinal na infância. Já quem tem entre 30 e 40 anos de idade precisa de apenas uma única aplicação.

 

Redação:
Prática 

Fonte:
Portal Revista Veja
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar