Notícias

01jul

Asma: prevenção de crises e tratamento ajudam a conviver com a doença

 A asma é uma doença que afeta cerca de 20 milhões de brasileiros, sendo a quarta causa de internação hospitalar no país e levando anualmente 2 mil pessoas à morte. Com diferentes graus de gravidade, a asma pode evoluir ou regredir. 

Falta de ar, tosse e chiado no peito são seus principais sintomas, podendo serem confundidos com os de outras doenças. A piora do quadro acontece, geralmente, à noite e nas primeiras horas da manhã ou em resposta à prática de exercícios físicos, à exposição a alérgenos, à poluição ambiental e a mudanças climáticas. 

O grau mais brando da asma tem sintomas leves e com pausa, manifestando-se em até dois dias por semana e até duas noites por mês. Contudo, a doença pode evoluir até a um grau 4, onde ocorrem sintomas graves persistentes ao longo do dia, frequentemente durante a noite e várias vezes por semana.

Com tratamento medicamentoso, comportamental e com atitudes de prevenção de crises, a asma pode ser controlada.

Manter os ambientes limpos, evitar o acúmulo de sujeira ou poeira e evitar cheiros fortes são umas formas de prevenir crises. Beber bastante agua, manter o peso, ter uma alimentação saudável e praticar atividades físicas com regularidade também ajudam a melhor a qualidade de vida de quem convive com a doença.

 

 

Informações: Ministério da Saúde e Portal Abril

Redação: Prática Comunicação
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar